Diagnóstico de infecção por arenavírus
- Por Danielle Monteiro
- 16 de jun. de 2015
- 1 min de leitura
O diagnostico especifico de infecções por Arenavírus é feito por isolamento viral inoculando o sangue de caso suspeito em camundongos ou cultura celular de mamíferos. As células se infectam e propagam o vírus, permitindo, após alguns dias, a sua identificação. Como método diagnóstico rápido, pode-se detectar o genoma destes vírus por RT-PCR, o que, por sequenciamento nucleotídeo, facilita identificar o vírus sequenciamento nucleotídico, facilita identificar o vírus detectado. Em casos fatais, podem-se observar antígenos virais em diferentes órgãos, por imunohistoquímica. O diagnóstico sorológico é comumente realizado por detecção de anticorpos IgM específicos em teste de imunofluorescência indireta utilizando, para tanto, células infectadas como antígeno. Também, o Mac-ELISA pode ser usado
Observa que indivíduos infectados por arenavírus ou pelos vírus da febre maculosa, dengue e leptospirose apresentam sintomas semelhantes, já que são doenças que levam à febre hemorrágica.
Referência
FIGUEIREDO, Luiz Tadeu Moraes. Febres hemorrágicas por vírus no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical,São Paulo, março – abril, 2006.
Comments