Tratamento das febres hemorrágicas virais
- Por Gabriela Assis
- 18 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Febre amarela
Não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado, e onde tomam medidas de controle das hemorragias, do choque e da insuficiência hepática. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva.
Dengue hemorrágico
Não existe droga antiviral para tratamento da dengue. Nos casos de DHF/DSS a vida do paciente dependerá de medidas terapêuticas de suporte. Os casos suspeitos devem ser observados quanto a alterações hemodinâmicas por extravasamento de líquidos para o interstício e distúrbios da coagulação. Deve-se buscar pela ocorrência de desidratação, derrames intracavitários e hemorragias.
Hantaviroses
O tratamento da FHSR e da SCPH é suporte. Na primeira, correção da hipotensão e tratamento hemodialítico são fundamentais, na segunda, suporte ventilatório adequado e uso precoce de aminas vasoativas e corticosteroides podem reduzir a letalidade de forma drástica.
Arenaviroses e outras febres hemorrágicas virais
O tratamento dos pacientes deve ser realizado em condição de isolamento respiratório. Tem-se utilizado a droga Ribavirina, que reduziu letalidade da febre de Lassa de 55% para 5%, quando iniciada antes de 7 dias da doença. A Ribavirina deve ser utilizada por, via intravenosa. Entretanto, a droga para uso parenteral não é disponível no Brasil. Completam o tratamento, cuidados hemodinâmicos e ventilatórios em unidade de terapia intensiva (UTI). Ainda, descreve-se casos de febre de Lassa e Junin em que a imunização com soro de convalescente reduziu a letalidade de 16% para 1%.
Referências
FIGUEIREDO, Luiz Tadeu Moraes. Febres hemorrágicas por vírus no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, São Paulo, março – abril, 2006.
FILHO, Geraldo Brasileiro. Bogliolo Patologia. 8ºed. 2011, ISBN 9788527717625
留言